Oito jovens talentos receberam nesta terça-feira (11) o certificado de conclusão da segunda turma do Programa de Trainee do Grupo Vanguarda. E agora assumem um novo desafio, vão exercer a função de subgerente nas lojas da rede Carvalho Super e Carvalho Mercadão.
O Programa de Trainee do Grupo Vanguarda oferece aos jovens a oportunidade de crescimento profissional e desenvolvimento de carreira e tem como objetivos formar novos líderes para atuar nos negócios da empresa.
A segunda turma do programa iniciou em meados de 2021. Na abertura do edital de seleção quase 500 jovens se inscreveram para disputar uma vaga no programa. Quinze foram aprovados e oito concluíram o período de trabalho e aprendizado dentro das empresas do grupo.

Washington Soares, supervisor de Processos no Grupo Vanguarda, explicou o processo de formação e desenvolvimento dos futuros líderes do Grupo. “O programa oportuniza para a nossa equipe, para a nossa gente, o contato com jovens profissionais que carregam na bagagem o que há de mais recente no mercado, do ponto de vista cultural, das metodologias e do conhecimento como um todo. O papel de trazer inovação para a empresa, executado pelos trainees, é importante porque ele não pode ser desenvolvido só pelos profissionais que já estão aqui na empresa”, enfatizou o supervisor.

Para a formanda Ana Jéssica Nunes Dias a oportunidade de ser trainee, em uma das maiores empresa do Piauí, representou para alguns a oportunidade do primeiro emprego, para outros um passo adiante na carreira, mas para todos uma jornada de amadurecimento. A trainee discursou em nome da turma e agradeceu aos diretores e colaboradores dos 26 departamentos por onde passaram durante o programa.
Ao longo dos seis meses do programa, os formandos tiveram a oportunidade conhecer 18 lojas das redes Carvalho Super e Carvalho Mercadão, experimentaram o trabalho em 26 setores da organização e, ainda, participaram de sete treinamentos e seis eventos de benchmarking.
“Tudo, absolutamente tudo, pode ser ensinado e aprendido, independente da formação, desde que estejamos dispostos a isso”, enfatizou a formanda, que completou; “estamos dispostos a dar o nosso melhor, frente a qualquer adversidade, bem como aprender com todos e com nossos próprios erros. Queremos ser líderes prontos para o mercado, e acima de tudo humanos, guiados pelo desejo de fazer a coisa certa, da maneira certa”, afirmou.

Claudio Cavalcanti, coordenador de Operações do Grupo Vanguarda, relembrou que na sua formação não teve uma oportunidade como a é que ofertada no programa de trainee. “A empresa educa, treina e tenta reter talentos, tudo isso porque uma corporação que pensa em crescer e expandir, precisa ter pessoas treinadas para substituir e treinar outras pessoas. Ensinar não é fácil, tem que ter muita vontade e para aprender é preciso ter resiliência”, explicou.

Para Van Fernandes, presidente do Grupo Vanguarda, os jovens trazem uma renovação para a empresa, pois é uma oportunidade de unir a experiência de quem já está no mercado com a capacidade de imaginação dos jovens que chegam por meio do programa. E isso traz um equilíbrio muito grande para as empresas, principalmente, para o varejo que é muito dinâmico.
“O varejo sempre busca o resultado, isso é inerente das empresas de modo geral. E quanto mais as empresas crescem mais preocupadas elas estão com o resultado. Investir em inovação, automação e desenvolvimento das pessoas tem se mostrado como o melhor caminho. Quanto mais as pessoas se desenvolvem mais elas entendem esse novo momento, essa forma de se desenvolver e trabalhar”, explicou a presidente da corporação.
Agora, os novos subgerentes do Grupo Vanguarda assumem seus novos postos de trabalho, nas filiais da rede no Piauí e Maranhão.
