Carvalho Super e Secretaria de Agricultura Familiar lançam o projeto “Quitanda Super”

O Carvalho Super em parceria com o Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), lançou um projeto inovador chamado “Quitanda Super”. Esse projeto tem como objetivo fortalecer as cooperativas e associações da agricultura familiar, permitindo a comercialização de produtos rurais de baixa perecibilidade, como mel, cajuína, doces e rapaduras. A iniciativa visa levar os produtos dessas cooperativas para as prateleiras do Carvalho Super da Av. Homero, onde estarão disponíveis para os consumidores.

A “Quitanda Super”. Trata-se de uma gôndola com produtos da agricultura familiar em uma loja da rede de supermercados Carvalho Super. A inauguração aconteceu com a presença do governador Rafael Fonteles e de outros gestores, autoridades políticas do estado e representantes de cooperativas da agricultura familiar.

A ação faz parte do programa “Quitanda da Agricultura Familiar”, que é realizado pela SAF por meio do Programa de Valorização da Agricultura Familiar, e que visa impulsionar a comercialização dos produtos do campo, firmando parcerias com cooperativas de agricultores familiares, com o objetivo do fortalecimento de um mercado para que o produtor rural possa escoar sua produção.

Para o lançamento da Quitanda Super, o Grupo Vanguarda adquiriu aproximadamente R$ 60 mil em mercadorias de oito cooperativas da agricultura familiar do Piauí. Produtos como mel, doces, farinha e óleo de coco babaçu, rapadura, castanhas de caju, além de bolsas feitas por artesãos, estão disponíveis para o público.

Nesta primeira etapa, a Quitanda Super ficará na loja Carvalho Super da Av. Homero Castelo Branco, no bairro Ininga. A perspectiva é que, até o final do mês de agosto, mais cinco cooperativas participem do programa, além da expansão para outros supermercados da rede.