Grupo Vanguarda e Ministro Wellington Dias assinam acordo para contratar pessoas do CadÚnico

Na última quarta-feira (14), o CEO do Grupo Vanguarda, Van Fernandes, assinou o Protocolo de Intenções de Cooperação entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, com o objetivo de formar mão de obra qualificada e promover a inclusão socioeconômica de brasileiros inscritos no Cadastro Único. O acordo visa a geração de empregos para pessoas com idade a partir de 18 anos.

Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, destacou a importância de oferecer oportunidades de trabalho por meio de programas de aprendizagem e estágio profissional.

“Nosso objetivo é proporcionar oportunidades de trabalho, como programas de aprendizagem e estágio profissional. Muitas pessoas concluem cursos de qualificação, mas nunca tiveram experiência prática, por isso o estágio é tão importante. Aprovamos leis para tirar o medo de assinar a carteira de trabalho e formalizar negócios. No Bolsa Família, avaliamos a renda das famílias, e se ultrapassamos o limite, há uma fase de transição para que eles não percam imediatamente o benefício. Nosso objetivo é triplicar a renda para sair do Bolsa Família. Com carteira de trabalho, há segurança em caso de doença ou informalidade, pois o INSS paga a remuneração e, no futuro, há direito à aposentadoria. Estamos trabalhando na qualificação das pessoas através do PRONATEC, sistema S e FUNDEB. Já criamos mais de 500 mil empregos este ano, de acordo com o CAGED”, destacou o Ministro.

A iniciativa do Grupo Vanguarda também visa priorizar mulheres negras e grupos em situação de vulnerabilidade, com a oferta de no mínimo 10% das vagas da empresa. Van Fernandes, CEO do Grupo Vanguarda, destacou a importância do convênio e sua história emocionante de trabalho.

“Hoje estamos orgulhosos de ter assinado o protocolo de intenções. Desde o momento em que o Luís me ligou, já começamos a entrar no processo de registro das pessoas que precisávamos. Lembro-me quando completei dezoito anos e fiquei feliz ao tirar meus documentos e receber minha carteira de trabalho. Naquela época, eu trabalhava informalmente como aprendiz. Em outubro, minha carteira foi assinada, e isso me trouxe uma sensação de segurança e orgulho. Ela não me proporcionou apenas dinheiro, mas também uma referência, uma identificação e uma ampla experiência que me trouxe até aqui, inclusive uma aposentadoria precoce. Ter cuidado e zelo pela minha carteira de trabalho foi importante para garantir todos os benefícios e direitos que ela representa, como salário, FGTS, seguro-desemprego, férias, seguridade e a segurança de ter um patrimônio que é meu trabalho e que me transforma em alguém, em vez de ser apenas mais um na multidão. Essa carteira transformou minha vida de uma forma significativa”, afirmou Van Fernandes.

Reginaldo Júnior, Sócio Acionista e Diretor Comercial e de Marketing do Grupo Vanguarda, destacou o compromisso social da empresa e seu desejo de contribuir para o desenvolvimento das pessoas, não apenas contratando-as, mas também auxiliando-as a crescer. “Nossa empresa, tem como valor fundamental a responsabilidade social. Não vemos isso apenas como uma obrigação, mas como um dever de cuidar das pessoas, não apenas contratando-as, mas também desenvolvendo-as e ajudando-as a crescer. Temos diversos programas, como o de menor aprendiz e estagiário, e estamos constantemente em busca de novas oportunidades para continuar fazendo parte desse movimento social. Não queremos ser apenas contribuintes, queremos ser mais do que isso, e estamos gratos pela oportunidade de estar aqui hoje, para construir mais programas e fazer parte desse movimento. Mais uma vez, obrigado”, pontuou Reginaldo Junior.

Conforme o acordo de cooperação, o Grupo Vanguarda irá contratar 200 novos colaboradores nos estados do Piauí e Maranhão. Gessiane Lima, uma das beneficiadas pelo programa, é mãe e deixou o Bolsa Família para se tornar uma colaboradora do Grupo Vanguarda em Teresina, ocupando o cargo de Operadora de Caixa no Carvalho Super. Ela expressou sua gratidão por ter conseguido um emprego formal, que permitirá realizar seu maior sonho, proporcionar uma vida melhor para seu filho.

A cerimônia de assinatura ocorreu na unidade do Carvalho Super, localizada na Avenida Homero Castelo Branco, em Teresina.